top of page

Dia 12 pode ser o dia "D" para a Venezuela de Maduro

  • Foto do escritor: José Adauto Ribeiro da Cruz
    José Adauto Ribeiro da Cruz
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura
  — Imagem/Reprodução: EUA trocam comando militar e deixam Brasil em alerta | CNN PRIME TIME.

Adauto Jornalismo Policial* with AI Copilot support provided by Microsoft e @CNNbrasil


O governo brasileiro está em alerta depois que os Estados Unidos anunciaram a troca do comando militar do Sul, responsável pela atuação das forças armadas americanas naquela região que abrange o Caribe, a América Central e a América do Sul. Pergunto: por que essa mudança chama a atenção das autoridades brasileiras?


Preocupação Brasileira diante da Estratégia Militar dos Estados Unidos


Caio responde: vamos lá, Márcio. Principalmente porque, segundo o que tenho ouvido nas conversas, inclusive com generais do Exército brasileiro durante a semana e com autoridades tanto do Itamaraty quanto do Palácio do Planalto, consideram o dia 12 de dezembro, conhecido também como amanhã, como uma data chave para um potencial ataque ou uma potencial operação militar dos Estados Unidos na Venezuela.


Mudança no Comando do Sul dos EUA Eleva Tensão sobre a Venezuela


Por quê? Porque sai, como você disse, um comandante que foi nomeado por Joe Biden e que sempre se posicionou de maneira contrária a uma ação militar dos Estados Unidos na Venezuela. O comandante que entra é um brigadeiro da Força Aérea, Evan Petos, que assume amanhã. Isso é uma informação oficial do governo dos Estados Unidos. Ele assume no lugar do almirante Alvin Hosey, que ficou apenas 13 meses no cargo, algo também atípico. O novo comandante já havia sido nomeado por Donald Trump e é favorável a uma ação militar.


Preocupação Brasileira diante da Estratégia Militar dos Estados Unidos


Para a Casa Branca, e segundo o que se tem ouvido aqui no Brasil, das autoridades brasileiras que estão em conversas com os Estados Unidos, não havia como Trump realizar uma operação na América do Sul, especificamente na Venezuela, com um comandante militar refratário, contrário a essa operação. A partir de amanhã assume um novo comandante favorável a essa ação. Por isso, no Brasil, as autoridades consideram o dia 12 de dezembro uma virada de página, porque a partir daí Trump terá um comandante no Comando Militar do Sul, responsável pelo Caribe e pela América do Sul, alinhado a essa operação.


Mudança no Comando do Sul dos EUA Eleva Tensão sobre a Venezuela


O governo brasileiro já começa a prever que isso deve ocorrer em alguma data a partir de amanhã, em razão dessa mudança. Também começa a se preparar, principalmente em relação à fronteira direta com a Venezuela. São dois mil quilômetros de fronteira. O estado de Roraima já tem uma operação do Exército, chamada Operação Acolhida, que prevê aumento do fluxo de refugiados e desertores, inclusive militares alinhados ao regime de Nicolás Maduro que podem atravessar a fronteira, além de desertores civis e integrantes do governo de Maduro fugindo pelo território brasileiro.


12 de Dezembro: Data Chave para Operação Militar na América do Sul


Portanto, é um estado de atenção. Há também a leitura de que é provável que haja fuga pela fronteira com a Colômbia, mais próxima de Caracas. Mas, a partir de amanhã, o governo brasileiro entra em estado de alerta maior em razão dessa troca no Comando Militar do Sul dos Estados Unidos. Muito obrigado, Caio Junqueira.




 
 
bottom of page