top of page

PANDEMIA — O caminho dos vírus dos animais para as pessoas

  • Foto do escritor: José Adauto Ribeiro da Cruz
    José Adauto Ribeiro da Cruz
  • há 2 dias
  • 3 min de leitura

 

 — Imagem/Reprodução: O que é preciso para um vírus animal saltar para um ser humano?
— Imagem/Reprodução: O que é preciso para um vírus animal saltar para um ser humano?

Homens e animais estão vivendo mais próximos do que nunca. As demandas da indústria alimentar (em especial, a pecuária) e do meio ambiente em geral são cada vez maiores graças à nossa população em constante expansão.


Algumas doenças virais estão levantando questões sobre essas práticas e como elas podem ter contribuído para esta crise global.


De fato, quando se examina o que é preciso para um vírus animal saltar para um ser humano, fica bem claro porque estamos tão expostos a pegar condições como o misterioso Nipah, que já matou jovem na Índia.


Vírus 

Existem milhões de vírus na Terra. Felizmente, apenas cerca de 1.000 vírus são conhecidos por infectarem seres humanos.


Vírus zoonóticos 

A maioria desses vírus é transmitida de animais para humanos. Eles são chamados de zoonoses.


O vírus Nipah

Novas doenças zoonóticas podem surgir a qualquer momento, assim como foi com o vírus Nipah, que causou morte na Índia em julho de 2024.


Infecção 

O objetivo de um vírus é infectar as células de seu hospedeiro e replicar. Também conhecido como patógeno, o vírus essencialmente sequestra a célula e a força a infectar outras células, multiplicando-se continuamente. Se o vírus conseguir se espalhar para células suficientes, o hospedeiro acabará por contrair a condição.


O habitat do vírus

Muitos vírus existem apenas dentro do habitat onde eles se desenvolveram naturalmente. Este meio pode ser um ambiente ou uma espécie de animal.


Imunidade 

Por exemplo, se um vírus se desenvolver em um grupo de porcos, esses animais podem nunca apresentar sintomas ou sofrer impactos negativos.


Falta de imunidade 

No entanto, se esse vírus saltar para uma nova espécie, ele não terá a mesma imunidade que o porco.


Um acontecimento raro 

Apenas um número muito pequeno de vírus consegue dar esse salto.


Desafio 

Isso ocorre porque o vírus precisa passar por inúmeras barreiras antes que possa infectar uma nova espécie. Não é fácil.


Exposição 

Há uma chance maior disso acontecer quando os portadores originais do vírus entram em contato regular com outra espécie. Por exemplo, um grupo de porcos em uma fazenda frequentemente interage com agricultores e pecuaristas. Isso dá ao vírus muitas oportunidades para tentar o salto. Por exemplo, um grupo de porcos em uma fazenda frequentemente interage com agricultores e pecuaristas. Isso dá ao vírus muitas oportunidades para tentar o salto.


Transmissão

O vírus chega ao produtor rural de várias maneiras. Os vírus podem atingir os humanos através de fezes, abate, mordidas ou através de um intermediário, como um mosquito ou carrapato.


Profissionais que ficam mais expostos aos vírus 

Isso coloca agricultores e funcionários de matadouros e zoológicos, por exemplo, em maior risco de contrair vírus de animais.


DNA

Seu nível de risco também depende de certos fatores genéticos complexos. Foi identificada uma longa lista de genes que podem tornar uma pessoa mais suscetível ou menos passível a certos vírus.


Defesa

Além dos genes, o vírus precisa passar pelo sistema imunológico do corpo. O corpo humano tem muitos níveis de defesa contra doenças. Essas condições anormais são mortas por ácido estomacal, muco, células T e anticorpos.


Mutação 

Ultrapassar tantas barreiras de defesa no organismo é um desafio para o vírus e pode ser necessário que este sofra mutações para ele concluir sua missão. Quando um vírus sofre mutação, ele altera seu material genético. Isso pode mudar a maneira como infecta o corpo humano. Um vírus que ataca o sistema digestivo de um porco pode sofrer mutações e atacar os pulmões de um ser humano, por exemplo.


Propagação 

Mesmo que um vírus consiga passar por todas as defesas do corpo, ele ainda pode infectar esse indivíduo. Alguns vírus podem pular para um humano e ficar só nele. Outros podem se espalhar ainda mais.


Perigosos 

Alguns vírus podem se espalhar tanto que levam a uma epidemia ou pandemia.


Sobrevivência

Ironicamente, os vírus não querem matar seus hospedeiros, porque eles também precisam dos anfitriões para sobreviverem.


Perigo

Esses vírus zoonóticos são tão perigosos porque um humano não possui os mesmos anticorpos que um animal. E geralmente um vírus é muito mais perigoso para nós do que para o animal.


Imprevisível 

Outro problema é que existem milhões de vírus animais, e não há como prever quais deles darão o salto para os seres humanos.


Risco crescente 

As demandas maciças de nossa crescente população estão levando a interações cada vez mais perigosas com os animais através do cultivo em massa e abate, desmatamento, urbanização e mudanças climáticas.











 
 
bottom of page