top of page

Mateus 24 — O Sermão Profético Entre Daniel e Jesus — A Profecia da Desolação

  • Foto do escritor: José Adauto Ribeiro da Cruz
    José Adauto Ribeiro da Cruz
  • há 19 horas
  • 11 min de leitura
 — Imagem/Reprodução: PAPA ROMANO AMERICANO.

Queridos, é alegria podermos estar reunidos aqui nesta hora. Bendito seja Deus pela sua presença. Antes de abrir a Palavra, precisamos orar, porque não se pode ler a Bíblia sem oração. Milhões a leem, mas poucos a entendem, pois é o Espírito Santo quem ilumina e guia para não torcer o texto nem ensinar o caminho errado. Por isso, sempre antes de estudar, pedimos a ajuda do Senhor.


O mundo está em situação terrível, marcado por guerras e disputas de poder. Os Estados Unidos buscam dominar o mundo, e muitos enxergam nisso o cumprimento de profecias. Em Apocalipse 13, está escrito que os Estados Unidos, unidos a Roma, exercerão domínio mundial até o fim. Jesus, em Mateus 24, também falou sobre sinais que antecederiam a consumação dos tempos.


Hoje estudamos Mateus 24, dos versos 15 a 28, onde Jesus menciona a “abominação desoladora” situada no lugar santo. Esse lugar santo é Jerusalém, a cidade onde Ele pregava e onde estava o templo. Jesus cita a profecia de Daniel, que já havia falado sobre a abominação desoladora. O sermão de Mateus 24, portanto, conecta a destruição de Jerusalém com os sinais do fim, mostrando que a história se repete e que os filhos de Deus precisam estar atentos e firmes na fé.


Quem lê, entenda. Presta atenção: quem lê, entenda. Então os que estiverem na Judeia fujam para os montes. Quando vissem a abominação da desolação no lugar santo, deveriam fugir. Queridos, isto se cumpriu no ano 70. Nós estamos em 2026, mas essa profecia se cumpriu no ano 70. O ano 70 foi a destruição de Jerusalém. Quando o exército romano cercou Jerusalém, o império romano cercou a cidade e a destruiu. Não ficou pedra sobre pedra. Isso foi no ano 70, e Jesus falou isso antes. Ele estava fazendo uma profecia: quando vocês virem o abominável da desolação que está no lugar santo, fujam. Quem estiver no terraço da casa não desça para tirar de casa alguma coisa. E quem estiver no campo não volte atrás para buscar a sua capa. Quando vissem o exército romano cercando Jerusalém, deveriam fugir. Quem estivesse no campo não voltasse para casa. Quem estivesse em casa deveria fugir quando vissem o exército romano. A abominação da desolação é um nome que se dá para Roma imperial. O império romano cercou Jerusalém para destruir Jerusalém. E Jesus disse: quando vocês virem o exército cercando, fujam.


Ai das que estiverem grávidas e das que amamentarem naqueles dias, porque era dia de fuga, de correr. Orem para que a fuga de vocês não aconteça no inverno. Não pensem no inverno do Piauí, mas no inverno de lá, que é neve pesada. Então não é uma ocasião própria para fugir. Orem para que essa perseguição, quando o exército romano vier para destruir a cidade de Jerusalém, não aconteça no inverno e nem no sábado. Por que Jesus disse isso? Porque no sábado é dia de descansar e adorar a Deus com a família. Então, orem para que quando isso acontecer, não seja nem no inverno e nem no sábado. Jesus se preocupou em que as pessoas guardassem o sábado. Orem por isso, ele disse.


Porque nesse tempo haverá grande tribulação como nunca houve desde o princípio do mundo até agora e nunca jamais haverá. Jesus aqui está falando da destruição de Jerusalém, mas também está falando do fim do mundo. Duas coisas, dois assuntos Jesus está tratando neste capítulo. Qual é a prova de que Jesus está falando desses dois assuntos? No capítulo 24, os discípulos perguntaram: “Diga-nos quando estas coisas vão acontecer e que sinal haverá da sua vinda e do fim dos tempos.” Então, Jesus está falando da destruição de Jerusalém e do fim do mundo também. Dois assuntos. A destruição de Jerusalém ia acontecer logo no ano 70, e o fim do mundo viria nos nossos dias.


Hoje estamos em 2026, já está passando da hora, está na hora de Jesus voltar. Eu peço, eu clamo: volte logo, Jesus. Volte logo, volte logo. Todos os dias eu estou incomodando o meu Deus, dizendo: “Volte logo, volte logo.” Ora bem, Senhor Jesus. Você clama pela volta de Jesus? Sim, você está ansiando pela volta de Jesus, porque vai encontrar seus queridos e abraçá-los novamente. Eu quero que Jesus volte, porque as famílias que foram desfeitas vão se juntar de novo. Jesus vai voltar e a gente clama: vem, Senhor Jesus. Vem, Senhor Jesus. Ou você é aquele filho infiel que diz: “Não vem não, Senhor. Demora mais.” No mesmo capítulo está a parábola do servo fiel e do servo mau. O servo fiel diz: “Vem logo, Senhor.” E o servo mau diz: “Não venha, Senhor. Demora mais”, porque está curtindo o mundo, bebendo, fumando, aprontando. Então ele não quer que Jesus volte. Esse é o servo mau. Mas eu sei que se você está aqui, você não é servo mau, você é servo fiel. Você está dizendo: “Volte logo, Senhor. Volte logo, Senhor.”


Então aqui Jesus está falando da destruição de Jerusalém e do fim do mundo. Agora, no capítulo 24, Jesus fala de uma tribulação que vai acontecer no tempo do fim. Porque neste tempo haverá grande tribulação como nunca houve desde o princípio do mundo até agora e nunca jamais haverá. Se aqueles dias não fossem abreviados, ninguém seria salvo. Mas por causa dos escolhidos, tais dias serão abreviados. Então, se alguém disser a vocês: “Aqui está o Cristo” ou “Ali está ele”, não acreditem, porque surgirão falsos Cristos e falsos profetas, operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, até os escolhidos.


Eis que tenham predito isso a vocês. Portanto, se disserem: “Eis que ele está no deserto”, vocês irão lá para ver? Não, porque é falso. Se disserem: “Cristo apareceu em Brasília” ou “Cristo apareceu em Washington”, não deem importância, pois é o falso Cristo. Quando disserem: “Eis que Cristo está aqui ou ali”, não acreditem, porque é o falso Cristo. O Cristo verdadeiro não pisa mais na terra. Ele já viveu trinta e três anos aqui, foi morto, sepultado, ressuscitou, subiu ao céu e disse: “Eu voltarei, mas quando eu voltar, ficarei nas nuvens.” Jesus, quando voltar, ficará nas nuvens, e nós seremos levados até Ele. Nós seremos arrebatados para irmos ao encontro de Jesus. Esse que anda pela terra dizendo “Eu sou o Cristo” é o falso Cristo, porque o verdadeiro Cristo, quando voltar, ficará nas nuvens, e o povo de Deus, comprado pelo sangue de Jesus, será arrebatado para encontrá-lo nos ares e estará para sempre com o Senhor.


Se disserem: “Eis que ele está no interior da casa”, não acreditem. Porque assim como o relâmpago sai do oriente e brilha até o ocidente, assim será a vinda do Filho do Homem. Quando há um relâmpago, ninguém precisa avisar, todos veem pelo clarão e pelo barulho. Assim será a vinda de Jesus: todos verão. Quem quer verá e quem não quer também verá. Quem ama Jesus verá e quem não ama também verá. Está escrito que então aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem, e todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu com poder e grande glória. Não apenas os salvos verão, mas todos. Os salvos chorarão de alegria, porque também se chora de emoção e felicidade. Já os ímpios chorarão de terror e medo, porque não se prepararam para a volta de Jesus. Todos os povos da terra verão Jesus voltando.


Ele enviará os seus anjos com grande som de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos dos quatro ventos, de uma extremidade dos céus à outra. Os anjos virão com Jesus para trazer os queridos que morreram, devolvendo vidas ceifadas, como bebês que partiram cedo, para que sejam entregues novamente nos braços de suas famílias. Jesus voltará. Não sabemos o dia nem a hora, pois a respeito daquele dia ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai. Não sabemos o dia e a hora, mas é necessário saber o tempo da volta de Jesus para não se enganar pensando que ainda faltam séculos. Muitos perguntam se pode demorar duzentos ou trezentos anos, mas a expectativa é que seja muito breve. Estamos esperando Jesus para pouquíssimos anos.


A agenda maligna de Satanás, chamada Agenda 2030 da ONU, é vista como um plano de destruição e extermínio. Por isso, muitos creem que Jesus tem que voltar antes que essa agenda seja efetivada. Estamos nos preparando para isso. É preciso viver preparados, porque podemos morrer hoje. Se há pecados a confessar, devem ser confessados hoje. Se há perdão a pedir, deve ser pedido hoje. É necessário aceitar Jesus como Salvador hoje, porque não sabemos se estaremos vivos amanhã. Não devemos adiar decisões que envolvem vida eterna ou morte eterna. Eu escolho a vida. Portanto, confessemos os pecados e abracemos Jesus como Salvador. Mas Jesus disse que agora, no tempo do fim, haverá tribulação e perseguição.


Eis que tenham predito isso a vocês. Portanto, se disserem: “Eis que ele está no deserto”, vocês irão lá para ver? Não, porque é falso. Se disserem: “Cristo apareceu em Brasília” ou “Cristo apareceu em Washington”, não deem importância, pois é o falso Cristo. Quando disserem: “Eis que Cristo está aqui ou ali”, não acreditem, porque é o falso Cristo. O Cristo verdadeiro não pisa mais na terra. Ele já viveu trinta e três anos aqui, foi morto, sepultado, ressuscitou, subiu ao céu e disse: “Eu voltarei, mas quando eu voltar, ficarei nas nuvens.” Jesus, quando voltar, ficará nas nuvens, e nós seremos levados até Ele. Nós seremos arrebatados para irmos ao encontro de Jesus. Esse que anda pela terra dizendo “Eu sou o Cristo” é o falso Cristo, porque o verdadeiro Cristo, quando voltar, ficará nas nuvens, e o povo de Deus, comprado pelo sangue de Jesus, será arrebatado para encontrá-lo nos ares e estará para sempre com o Senhor.


Se disserem: “Eis que ele está no interior da casa”, não acreditem. Porque assim como o relâmpago sai do oriente e brilha até o ocidente, assim será a vinda do Filho do Homem. Quando há um relâmpago, ninguém precisa avisar, todos veem pelo clarão e pelo barulho. Assim será a vinda de Jesus: todos verão. Quem quer verá e quem não quer também verá. Quem ama Jesus verá e quem não ama também verá. Está escrito que então aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem, e todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu com poder e grande glória. Não apenas os salvos verão, mas todos. Os salvos chorarão de alegria, porque também se chora de emoção e felicidade. Já os ímpios chorarão de terror e medo, porque não se prepararam para a volta de Jesus. Todos os povos da terra verão Jesus voltando.


Ele enviará os seus anjos com grande som de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos dos quatro ventos, de uma extremidade dos céus à outra. Os anjos virão com Jesus para trazer os queridos que morreram, devolvendo vidas ceifadas, como bebês que partiram cedo, para que sejam entregues novamente nos braços de suas famílias. Jesus voltará. Não sabemos o dia nem a hora, pois a respeito daquele dia ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai. Não sabemos o dia e a hora, mas é necessário saber o tempo da volta de Jesus para não se enganar pensando que ainda faltam séculos. Muitos perguntam se pode demorar duzentos ou trezentos anos, mas a expectativa é que seja muito breve. Estamos esperando Jesus para pouquíssimos anos.


A agenda maligna de Satanás, chamada Agenda 2030 da ONU, é vista como um plano de destruição e extermínio. Por isso, muitos creem que Jesus tem que voltar antes que essa agenda seja efetivada. Estamos nos preparando para isso. É preciso viver preparados, porque podemos morrer hoje. Se há pecados a confessar, devem ser confessados hoje. Se há perdão a pedir, deve ser pedido hoje. É necessário aceitar Jesus como Salvador hoje, porque não sabemos se estaremos vivos amanhã. Não devemos adiar decisões que envolvem vida eterna ou morte eterna. Eu escolho a vida. Portanto, confessemos os pecados e abracemos Jesus como Salvador. Mas Jesus disse que agora, no tempo do fim, haverá tribulação e perseguição.


Perseguição contra quem? O mundo vai perseguir quem? Não vai perseguir os satanistas. É bom saber disso. Jesus falou de uma angústia como nunca houve, uma perseguição. Em Apocalipse 12:17 está escrito quem será perseguido. Muitos pensam que o mundo vai perseguir todos os cristãos, mas a Bíblia não fala isso. O dragão ficou irado com a mulher e foi travar guerra contra o restante da descendência dela. O dragão é Satanás, como está escrito: “Foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o diabo e Satanás, sedutor do mundo.” A mulher, na profecia, representa a igreja, a noiva de Cristo. Satanás odeia a igreja de Cristo e faz guerra contra ela. Não contra muitas igrejas, mas contra a mulher, singular, a verdadeira noiva de Cristo.


O texto diz que o dragão ficou irado com a mulher e foi travar guerra contra o restante da sua descendência. Restante é pouco, não é muito. São os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus. Esses são os perseguidos. Os mandamentos de Deus são dez, escritos pelo próprio dedo de Deus. Para Ele, dez é dez, não nove nem onze. “Honra teu pai e tua mãe” vale. “Não adulterarás” vale. “Não furtarás” vale. “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo” vale. “Não cobiçarás a casa do teu próximo, nem a mulher do teu próximo” vale. “Não tomarás o nome de Deus em vão” vale. Todos os dez mandamentos valem.


“Não terás outros deuses diante de mim” — vale. “Não farás para ti imagem de escultura, não te encurvarás diante delas” — vale. “Lembra-te do dia do sábado para o santificar” — vale. É aí que chegamos ao ponto. Lembram-se quando começamos o sermão falando da abominação da desolação, que era Roma imperial, o exército romano cercando o povo de Deus em Jerusalém? Isso vai acontecer de novo. Roma vai cercar o povo de Deus outra vez. Naquele tempo foi o exército romano, agora será o exército romano papal. Roma papal substituiu Roma imperial. Roma imperial caiu, mas Roma papal permanece. E quem domina o mundo hoje é Roma papal americana. Papa Leão 14 é um papa americano, romano-americano. Eles vão cercar o povo de Deus agora no tempo do fim.


Como vão cercar o povo de Deus? Por meio de uma lei chamada lei dominical. Vai sair uma lei forçando as pessoas a guardarem o domingo. Queridos, quando alguém força você a fazer alguma coisa, fique fora, porque Deus não força. Deus dá liberdade de escolha. Agora, no tempo do fim, haverá perseguição contra os que guardam os mandamentos de Deus. O mandamento de Deus diz: “Lembra-te do dia do sábado para o santificar.” O mandamento papal diz: “Guardar domingos e festas.” Ficam então dois mandamentos: o de Deus, que manda santificar o sábado, e o mandamento papal, que manda guardar domingos e festas. Por isso, Satanás vai perseguir a mulher, a noiva de Cristo, que guarda os mandamentos de Deus.


Você acha que existem muitas igrejas que guardam os mandamentos de Deus? Não. Mas existe uma que guarda os mandamentos de Jesus. Eu faço parte dela. A Leila faz parte dela. E eu estou convidando você a fazer parte dessa noiva de Cristo, que será odiada por Satanás, mas será amada por Jesus. Quando vier a perseguição, os anjos vão proteger você. Os anjos vão guardar você e a sua família. Amém. Eu quero orar neste momento com aqueles que querem guardar os mandamentos de Deus e fazer parte da noiva de Cristo.


Fiquem com a mão levantada os que querem. Pai querido que estás nos céus, obrigado porque Jesus Cristo tem uma noiva e obrigado porque o Senhor nos convida para fazermos parte da noiva de Cristo, odiada por Satanás. Ele fará guerra contra nós, mas nós somos amados por Jesus, porque amamos a Jesus e guardamos os mandamentos de Jesus. Olha lá do céu, Pai, para as mãos levantadas. Registra no céu o nome de cada um deles, porque irão para o céu com Jesus. É isso que nós pedimos e agradecemos em nome de Jesus. E todos dizemos: amém, Senhor. Amém. Deus seja louvado.





 
 
bottom of page