Operação Linha Cruzada
- José Adauto Ribeiro da Cruz

- 8 de out.
- 2 min de leitura
A Operação Linha Cruzada desarticulou um núcleo intermediário do tráfico de drogas ligado ao PCC.

Adauto Jornalismo Policial*
Data: 8 de outubro de 2025
Estados envolvidos:
São Paulo
Mato Grosso do Sul
Amazonas
Rio de Janeiro
Minas Gerais
Prisões: 5 (4 em SP, 1 em MS)
Facções: Primeiro Comando da Capital (PCC)
📌 Resumo Analítico:
Os presos atuavam como operadores de rota, responsáveis por receber e redistribuir entorpecentes para pontos de venda. A ação revelou uma rede de comunicação e cooperação entre os envolvidos, com ramificações interestaduais.
📂 Apreensões:
• R$ 6 mil em espécie
• 6 kg de drogas (maconha e cocaína)
• 19 celulares
• Simulacros de armas
• Coletes balísticos
• Pendrives e anotações operacionais
🧩 Desdobramentos:
As evidências coletadas podem levar à identificação de líderes da facção e à próxima fase da operação, focada na estrutura de comando e na lavagem de dinheiro.
🗣️ Citação:
“Agora, a partir dessas apreensões, já estamos preparados para outra investida, uma nova fase, para a descoberta e identificação dos patrões do tráfico.”
Autoridade: — Delegado Alexandre Gargano Cavalheiros
Como Denunciar?

O disque denúncia 181 funciona com uma central de atendimento unificada, que funciona 24 horas por dia para atender à população
Cada denúncia registrada é encaminhada para a equipe responsável, seja da Polícia Civil, Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros.
O informante não precisa se identificar e a ligação será mantida em sigilo. Na conversa, o denunciante recebe uma senha para acompanhamento da investigação e, depois de três meses, pode solicitar, pelo mesmo número, informações sobre o andamento das apurações.
O foco do serviço é o atendimento de denúncias anônimas que resultem em investigação, e não de situações emergenciais, explica a Sejusp. Nesses casos, é possível acionar os números 190 (Polícia Militar), 193 (Corpo de Bombeiros) e 197 (Polícia Civil).
* With AI Copilot support provided by Microsoft
REFERÊNCIAS:
@viesmilitar
@jovempannews


