top of page

GLOBAL WAR — Trident-II D5 — Teste de míssil nuclear é registrado próximo a Porto Rico

  • Foto do escritor: José Adauto Ribeiro da Cruz
    José Adauto Ribeiro da Cruz
  • 22 de set.
  • 3 min de leitura
    — Imagens/Reprodução: Lançamento de teste do míssil Trident II D5 pelo submarino USS Nebraska (SSBN-739), na Califórnia, em 2008. Foto - Wikimedia.   Um submarino nuclear dos Estados Unidos ou do Reino Unido realizou um lançamento de teste não anunciado do míssil balístico intercontinental Trident-II D5, que pode transportar ogivas nucleares, na direção do Oceano Atlântico Sul
— Imagens/Reprodução: Lançamento de teste do míssil Trident II D5 pelo submarino USS Nebraska (SSBN-739), na Califórnia, em 2008. Foto - Wikimedia.

Um submarino nuclear dos Estados Unidos ou do Reino Unido realizou um lançamento de teste não anunciado do míssil balístico intercontinental Trident-II D5, que pode transportar ogivas nucleares, na direção do Oceano Atlântico Sul


Segundo matéria jornalística publicada no MSN por Iris V. Boas, o vídeo do disparo foi publicado pela meteorologista-chefe da WAPA-TV, Ada Monson, e rapidamente ganhou repercussão nas redes sociais.


Adauto Jornalismo Policial* Sem Fins Lucrativos


Confirmação e localização


O especialista Dr. Marco Langbroek confirmou a realização do teste ao divulgar um aviso de navegação que indicava a área e a trajetória do lançamento.


Segundo ele, o disparo ocorreu próximo das coordenadas 28.5667, -76.4833, passando perto de Porto Rico, onde moradores locais puderam observar o brilho característico do foguete — efeito causado pela ionização de moléculas em grandes altitudes.

Até o momento, não foi oficialmente identificado de qual submarino o lançamento partiu. O míssil Trident-II D5 está em serviço tanto com a Marinha dos EUA quanto com a Marinha Real britânica, integrando suas forças de dissuasão nuclear.


Possível mensagem geopolítica


Analistas sugerem que o lançamento pode ter tido também caráter de demonstração de força contra a Venezuela, país que mantém relações tensas com Washington devido às operações norte-americanas contra o narcotráfico na região e à presença de destróieres de mísseis no Caribe.


Além das forças de superfície, os EUA implantaram um submarino nuclear na área — sem confirmação do tipo ou da classe — que pode estar diretamente ligado ao disparo.


Contexto e reações


Lançamentos de mísseis desse tipo são raros. O último teste documentado ocorreu em setembro de 2023, quando o submarino da classe Ohio USS Louisiana (SSBN-743) realizou com sucesso um disparo como parte do programa Demonstration and Shakedown Operation (DASO-32).


Em resposta à presença militar dos EUA, o presidente venezuelano Nicolás Maduro anunciou recentemente a mobilização de milícias populares, reforçando o clima de tensão na região.




* With AI Copilot support provided by Microsoft


 

 

REFERÊNCIAS:

@jovempannews

                 


Posts recentes

— Reprodução/Vídeo: COMO ENTENDER O QUE SIGNIFICA O OLHO QUE TUDO VÊ.

 
 
bottom of page