PM chega a 500 fuzis apreendidos em 2025 no RJ
- José Adauto Ribeiro da Cruz

- 24 de set.
- 2 min de leitura
A Polícia Militar do Rio de Janeiro ultrapassou nesta quarta-feira (24) a marca de 500 fuzis apreendidos em 2025 em todo o estado.

Adauto Jornalismo Policial* Sem Fins Lucrativos
As apreensões ocorreram em ações do 41º BPM (Irajá), 14º BPM (Bangu) e 17º BPM (Ilha do Governador), nesta quarta-feira.
"Cada fuzil retirado de circulação representa vidas salvas e comunidades mais seguras. Nosso compromisso é seguir atuando de forma integrada e estratégica para enfraquecer o poder bélico das facções criminosas e devolver tranquilidade à população fluminense”, afirmou o secretário de Estado de Polícia Militar, o coronel Marcelo de Menezes Nogueira
Notícias em tempo real e o que você precisa saber para entender o Brasil e o mundo. Acesse o g1 aqui!
Produção clandestina cresce
Segundo a Subsecretaria de Inteligência da corporação, há uma mudança no perfil das armas encontradas com traficantes. Para eles, cresceu o número de fuzis montados em fábricas clandestinas, ligadas diretamente ao crime organizado.
Até o ano passado, mais de 90% dos fuzis recolhidos eram importados. Em 2025, no entanto, a maior parte das armas tem origem nacional, o que indica uma sofisticação logística das facções e maior capacidade de produção local.
A inteligência da PM aponta que os principais focos de apreensão continuam sendo áreas com forte disputa territorial entre grupos rivais, como os Complexos do Chapadão e da Pedreira, além do Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho.
Veja abaixo os batalhões com maior número de fuzis apreendidos em 2025:
41° BPM (Irajá) – 82;
15° BPM (Duque de Caxias) – 57;
21° BPM (São João de Meriti) – 54;
BOPE – 40;
9° BPM (Rocha Miranda) – 38;
39° BPM (Belford Roxo) – 22;
20° BPM (Mesquita) – 20;
18° BPM (Jacarepaguá) – 20;
7° BPM (São Gonçalo) – 20;
14° BPM (Bangu) – 18.
* With AI Copilot support provided by Microsoft
REFERÊNCIAS:

