top of page

SEGURANÇA PÚBLICA — Oi, a VANIA tem algo a te dizer

  • Foto do escritor: José Adauto Ribeiro da Cruz
    José Adauto Ribeiro da Cruz
  • 18 de set.
  • 3 min de leitura
   — Imagens/Reprodução: VANIA (Violência Armada em Números + IA), a primeira ferramenta de inteligência artificial conversacional sobre violência armada no Brasil.
  — Imagens/Reprodução: VANIA (Violência Armada em Números + IA), a primeira ferramenta de inteligência artificial conversacional sobre violência armada no Brasil.

Adauto Jornalismo Policial*


Vamos abrir o espaço aqui para Marianna Araújo, diretora de comunicação e inovação do Instituto Fogo Cruzado com uma informação muito relevante sobre uma plataforma que vai trazer mais transparência sobre Segurança Pública:


Olá,
Lembro de uma apresentação que fiz sobre a plataforma Futuro Exterminado, que reúne dados de crianças e adolescentes baleadas no Rio de Janeiro. Quando mencionei que metade dos casos foram registrados durante ações policiais e um terço eram vítimas de balas perdidas, a surpresa no rosto da plateia foi evidente. Aqueles números revelavam uma realidade que poucos conheciam em detalhes.
Essa experiência ilustra um desafio que enfrentamos diariamente: como transformar dados complexos sobre violência armada em informação acessível e útil para a sociedade? No Fogo Cruzado, todos os dias encontramos novos assuntos para nossas redes sociais e produção de vídeos a partir do nosso banco de dados. Agora, queremos que essa capacidade esteja ao alcance de todos, especialmente jornalistas e pesquisadores.
Por isso desenvolvemos a VANIA (Violência Armada em Números + IA), a primeira ferramenta de inteligência artificial conversacional sobre violência armada no Brasil. A plataforma permite que qualquer pessoa acesse dados precisos por meio de perguntas simples como“ adolescentes foram baleados em operações policiais na região metropolitana do Rio em 2025” ou “quantos agentes foram baleados quando estavam fora de serviço em 2024”
Em quase dez anos de trabalho, mapeamos mais de 63 mil tiroteios em 57 municípios brasileiros. Descobrimos que 25% dos disparos ocorreram durante ações ou operações policiais, resultando em 14.302 pessoas baleadas nas regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Belém e Rio de Janeiro. São informações que revelam padrões importantes e podem orientar políticas públicas mais eficazes.
A VANIA disponibiliza mais de 50 indicadores únicos, incluindo dados sobre balas perdidas (o Fogo Cruzado é a única fonte de informação deste indicador), agentes de segurança baleados, impactos da violência na infância e circunstâncias dos tiroteios. A ferramenta representa um avanço na democratização do acesso à informação, permitindo que cidadãos, jornalistas e pesquisadores façam perguntas fundamentais e obtenham respostas baseadas em evidências.
Quando dados sobre violência se tornam acessíveis, eles se transformam no que sempre deveriam ter sido: instrumentos para um debate público mais qualificado e políticas de segurança mais eficazes. A VANIA chega para equipar a sociedade civil com as informações necessárias e contribuir com as discussões sobre segurança pública.
Porque, no final das contas, dados bem utilizados podem ser poderosas ferramentas de transformação social. E agora elas estão ao alcance de todos.

A newsletter do Fogo Cruzado é gratuita e quinzenal. Se você quer receber também, assine agoraSe desejar enviar algum comentário, escreva para contato@fogocruzado.org.br




* With AI Copilot support provided by Microsoft



REFERÊNCIAS:

                 


Posts recentes



 
 
bottom of page